Banner_index

Envelhecimento da pele

A pele jovem, firme e sem manchas ainda é o padrão de beleza mais buscado. Porém, com o passar do tempo, é natural que a pele sofra mudanças visíveis — como rugas, flacidez e manchas — resultado do envelhecimento cutâneo, que ocorre por dois fatores principais:

Envelhecimento intrínseco (natural)

É o processo biológico inevitável, causado pela passagem do tempo. Afeta todos os órgãos, inclusive a pele, que fica mais fina, flácida e com rugas suaves, especialmente em áreas protegidas do sol, como a parte interna dos braços.

Envelhecimento extrínseco (fotoenvelhecimento)

É causado por fatores externos, principalmente a exposição solar ao longo da vida. O sol acelera o desgaste da pele, provocando manchas, rugas profundas, perda de elasticidade e textura áspera. A comparação entre áreas expostas (como as mãos) e protegidas (como as coxas) deixa clara a diferença.

Além do envelhecimento, queimaduras solares frequentes aumentam o risco de câncer de pele, especialmente em pessoas de pele clara.

Prevenção: Como evitar o fotoenvelhecimento

A proteção solar é a principal forma de prevenção e deve começar na infância. Veja as principais recomendações:

Tratamentos para pele já envelhecida pelo sol:

Produtos tópicos podem melhorar o aspecto da pele afetada:

Atenção: Esses tratamentos devem ser prescritos por um dermatologista, pois o uso inadequado pode causar efeitos adversos.

Resultados esperados:

A melhora é gradual e visível a partir dos primeiros meses, com resultados mais consistentes após 1 ano de uso contínuo. Para manter os benefícios, o tratamento deve ser permanente, aliado à proteção solar diária.