Bem Estar - Dicas de Saúde

Acne (Cravos e Espinhas)
Acne Solar
AIDS
Alergias
Anemia
Bronzeamento Artificial
Cabelos ressecados e com pontas duplas
Câncer de mama
Celulite
Como evitar as micoses da pele
Como prevenir o envelhecimento e o câncer de pele
Como proceder em caso de queimaduras
Como manter o bronzeado saudável
Diabetes
Dietas
Dificuldade de ereção
Dor de ouvido
Dores de cabeça
Dores nas costas
Envelhecimento da pele
Estômago
Estrias
Fitofotomelanose
Foliculite
Furúnculo
Gripe e Resfriado
Herpes Labial
Hipertensão arterial (pressão alta)
Insulina
Mãos
Obesidade, veja aqui se seu peso está adequado
Osteoporose
Queda de cabelo
Rubéola
Stress (estresse)
Vacinação

Alergias

Alergia é uma doença causada por uma reação anormal do corpo a fatores externos. Todos nós temos um mecanismo de defesa responsável por eliminar todos os agentes externos que fazem mal ao nosso organismo.

Esse mecanismo é conhecido como sistema imunológico, que é composto de várias células que vão reconhecer e destruir os agentes estranhos ao nosso corpo. Esses agentes estranhos são chamados alérgenos ou antígenos.

Existem vários tipos de alérgenos, como pólem, poeira, mofo, venenos, alguns alimentos, medicamentos, perfumes e outros. Eles podem atingir nosso corpo por três vias importantes: pela respiração, pela boca ou pela pele.

Conforme o tipo de alérgeno, vai penetrar no corpo por uma dessas vias, desencadeando o processo da alergia. Por exemplo, as pessoas que tem alergia a pólem, vão inalar as partículas pelas vias respiratórias e desenvolver sintomas relacionados ao sistema respiratório, como espirros, obstrução nasal, coriza e outros.

Uma pessoa com alergia a determinado tipo de alimento, irá desencadear uma reação alérgica ao comer o certo alimento, provocando o aparecimento de pápulas pelo corpo todo. Quando o agente estranho entra em contato com o corpo, as células do sistema imunológico vão tentar reconhecer e eliminar aquele agente , formando uma espécie de memória para aquele tal agente.

Quando o corpo entrar em contato novamente com o agente é que a reação alérgica pode ocorrer. Outras vezes é preciso vários contatos anteriores para que se desenvolva a reação alérgica. Ou seja, o corpo vai se "sensibilizar" por aquele agente.

Quando as células do sistema imunológico vão destruir o agente estranho, elas produzem uma série de produtos químicos que são liberados pela corrente sanguínea. Normalmente, esses produtos químicos não fazem mal para a gente, mas no caso de quem tem alergia, esses produtos vão causar vários problemas.

O produto químico mais conhecido é a Histamina, que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o inchaço , as secreções nasais e o estreitamento das vias respiratórias, gerando os sintomas das doenças alérgicas. Como vimos, a alergia pode se manifestar em vários locais do corpo.

Assim, para cada parte atingida, ela recebe um nome diferente. Por exemplo, a alergia no nariz é chamada rinite alérgica, nos bronquios é conhecida como asma brônquica; na pele, dermatite alérgica; nos olhos, conjuntivite alérgica e por aí a fora.

Também pode ser classificada de acordo com o tipo de alérgeno, como alergia alimentar, alergia medicamentosa, etc...